segunda-feira, 27 de março de 2017

ENCONTRO COM AGENTES CULTURAIS DA DANÇA PROMOVIDO PELA ANACÃ RESULTA EM CRIAÇÃO DE GRUPO DE TRABALHO PARA DISCUTIR OS CAMINHOS DO SETOR EM JOINVILLE

A reunião promovida pela Anacã Joinville – Associação de Grupos de Dança, sábado, dia 25, no Auditório da Casa da Cultura, recebeu a presença de representantes do setor na cidade para uma conversa sobre a história e objetivos da Associação, a Mostra Dança Joinville, a programação de atividades a serem realizadas na Semana da Dança, de 24 a 30 de abril, e, ainda, sobre o futuro da Dança em Joinville. Além dos esclarecimentos sobre a atuação da Anacã Joinville e sobre o regulamento da Mostra Dança Joinville, um dos resultados de destaque do encontro foi a criação de um Grupo de Trabalho para discutir dos caminhos da Dança em Joinville
O encontro contou com a presença, representando Anacã Joinville, do presidente Edson Gellert Schubert e dos membros da diretoria, Jaílson Cordeiro e Jhon Elder. Representando grupos e entidades ligadas à Dança, participaram a professora de Cursos artísticos na Casa da Cultura, Alessandra Hilário; a estudante do Curso Técnico em Dança da AZ Arte, Erika Nessler; a responsável pela produção da AMA Cia de Dança, Silvia Regina, a professora de anca e integrante do IMPAR (Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento), Maria Fortuna; a representante da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Apoio Artístico), Jancieli H. Morini; e a bailarina, atriz e produtora cultural, Letícia Souza.
O presidente Edson Gellert Schubert apresentou a Anacã Joinville aos presentes, falou sobre a Mostra Dança Joinville e sua evolução, e sobre as modificações efetuadas pela diretoria no regulamento da Mostra para 2017. Também foram apresentadas pela diretoria da Anacã Joinville, as sugestões de atividades para a Semana da Dança, em comemoração ao Dia Mundial da Dança. Entre as ações, destaque para uma festa da Dança, a ser realizada na Casa do Capitão, no dia 28 de abril, como uma forma de confraternização entre bailarinos, professores, artistas de todas as áreas e o público em geral. 
O último assunto da pauta foi a situação da Dança em Joinville, perspectivas e possibilidades e atuação da Anacã Joinville. Como resultado do debate, ficou acertada a criação de um Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Setor da Dança em Joinville, para discutir, debater, projetar e promover atividades que visem a evolução e o desenvolvimento desta arte na cidade. A formalização deste Grupo de Trabalho será efetuada até a realização da 1ª edição da Mostra Dança Joinville, que acontece no dia 30 de abril em comemoração ao Dia Mundial da Dança.

Este grupo será responsável por diagnosticar e promover ações necessárias para o crescimento dos grupos de dança da cidade e também da Dança como ferramenta de Arte e Educação. Os encontros do Grupo de Trabalho serão bimensais, com o próximo marcado para maio. O Grupo inicial foi formado, pelos seis agentes culturais ligados à área da Dança, presentes no Encontro promovido pela Anacã Joinville: Alessandra Hilário, Erika Nessler, Silvia Regina, Maria Fortuna, Jancieli H. Morini e Letícia Souza; e pelos integrantes da diretoria da Anacã Joinville presentes no Encontro, Edson Gellert Schubert, Jhon Helder, Jaílson Cordeiro e Sergio de Almeida. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário